Quando gostamos de um sistema operacional, ficamos sempre muito felizes quando vemos que o mesmo está começando a ganhar um pouco mais de interesse por aí.
Bem, sempre participei da lista brasileira do OpenSolaris, mas a mesma sempre foi, digamos, muito parada. Nunca tivemos grandes discussões, até porque, em geral, o tempo para se discutir em listas assim é meio escasso cada vez mais para todos nós.
Uma das últimas mensagens que rendeu alguma coisa na lista foi do Silveira Neto ( do Eu podia ta matando ) que teve um problema para instalar o Solaris relacionado a duplicidade de partições swap na máquina.
Este problema, que até é bem documentado por aí, está relacionado a uma coisa. Quando pegamos o fdisk para criar uma partição swap no Linux, vemos que ela está listada como Swap ( Linux/Solaris ). Assim, o número da partição, ou seja, tipo da mesma é entendido pelo Solaris e pelo Linux como iguais.
Na instalação do Solaris não foi criado nenhum tratamento para isto na instalação ( talvez porque o Solaris no fundo, não tenha sido projetado para coexistir com outros sistemas operacionais em uma máquina, como o Linux foi, por exemplo ), e este problema causa algumas excessões em alguns tipos de instalação.
O ponto interessante é que o dispositivo c0d0 na realidade é relacionado ao device ( disco ). Se estivessemos no mundo Linux, este dispositivo seria enxergado como algo parecido com hdx ( ou seja, do tipo hda, hdb, hdc ... ).
Assim, na realidade, o grito que o Solaris dá é que ele achou alguma partição swap no disco c0d0.
O ponto interessante é que ele consegue captar que a partição foi criada pelo Linux a partir das assinaturas da swap do sistema operacional Pinguim. Ou seja, apesar das partições serem de mesmo número para o fdisk, o modo de formatar, ou seja, criar o filesystem swap é diferente nos dois sistemas operacionais.
Assim, ele avisa que há uma "estrutura" que não deveria estar ali enquanto está sendo instalado.
Este problema com os formatos de como os devices são mostrados pelo Solaris, pois não é nada amigável numa primeira olhada. Quando comecei a trabalhar com o mesmo ficava altamente perdido em meio a tanta letra.
O AIX, por exemplo, segue um formato bem parecido com o do Linux e não causa este tipo de loucura.
O ponto bom, no post do Silveira é que ele já está com o Solaris na mão e instalado. Eu ainda estou aqui resolvendo se vou colocar o OpenSolaris ou o Solaris 10 mesmo no Notebook
e no Desktop
, pois preciso urgentemente ininiciar meus estudos para tirar a certificação de Solaris SysAdmin o mais rápido possível ( sim, eu quero finalmente não ter que ficar pegando no sistema operacional do Tio Bill, porque, ninguém merece ficar montando solução em cima de sistema operacional que não funciona .... ).