systemd

Discussões sobre o Systemd no Ubuntu server já foram iniciadas

O systemd parece realmente um caminho sem volta para a comunidade Linux. Se é bom ou ruim só veremos com o passar dos anos, mas , eu, pessoalmente, estou vendo isto com um olhar bem cismado. O systemd agora irá também aparecer no Ubuntu que sempre teve o Upstart como padrão. 


Momentaneamente o Gnome 3.13.2 depende do systemd

Não sou muito fã do Gnome 3, portanto esta notícia não me deixa lá muito triste, mas para quem é fã, a coisa fica meio chata no momento.

O Gnome 3 na sua versão 3.13.2 depende temporariamente do systemd mas a dependência será removidas nas próximas versões. O anúncio de lançamento cita que isto faz parte do desenvolvimento do Wayland que causa esta dependência do systemd. Isto acontece porque o Wayland do Gnome 3 temporariamente dependerá do systemd e este suporte será removido nas próximas versões.


O systemd 213 ganha um cliente SNTP

Mais uma pequena coisa para me deixar com mais medo ainda do Systemd. Agora nosso amigo em sua versão 213 vai contar com um cliente de sincronização de tempo, ou seja, também vai fazer o NTP do sistema operacional. 

Este nova funcionalidade do systemd tem a intenção de implementar o daemon systemd-timesynd daemon que implementar um cliente SNTP. Há também um novo daemon para a parte de rede de nome systemd-resolved. 


O Systemd alcança 550 mil linhas de código na sua mania de querer abraçar o mundo

O pessoal do Phoronix publicou hoje uma notícia que na visão deles é bem legal. Eu, ao contrário me assusto muito quando o jeito Unix de ser do Linux anda sendo perdido em detrimento a uma idéia de centralização que ao mesmo tempo que é muito interessante ... se torna cada vez mais problemática. 

O grande trunfo do mundo Unix-Like sempre foi a idéia de especialização. Cada ferramenta faz uma coisa específica, ou seja, cada pecinha de um quebra cabeça faz o todo funcionar.