Dilma agora quer se comunicar com eleitores via Whatsapp

Demorei para resolver mas ao que parece este aqui será o endereço do Desinformação. Achei mais interessante porque aqui eu vou acabar jogando tudo que eu acho de bizarro no mundo e não seria difícil pensar que nesta nova fase do blog falar sobre a dona Dilma é algo bem legal né ? 

Esta notícia estava na fila de publicação a pelo menos uns 20 dias ou mais e eu estava enrolando para publicar porque sabia que muito fã do partido vai vir aqui só para encher o saco mas ... digamos que eu não esteja nem aí para isto. 

Dilma Fanfarrona

Dilma na internet é a típica fanfarrona e o site Muda Mais ligado a assuntos relacionados a política e cotidiano da presidenta anunciou uma nova ferramenta para interagir com os eleitores. A página criou um perfil no Whatsapp no qual os internautas poderão enviar mensagens para o número (61) 9688-6503 e conversar diretamente com os representantes da campanha. A ferramenta é mais uma das iniciativas da campanha de Dilma Rousseff para a presidência e tentar suprir a presença da candidata nas ruas. Ela é a primeira presidenciável a usar o aplicativo mas, como todos conhecemos ela é bem fanfarrona mesmo nas redes sociais, sendo o seu twitter uma lenda já que esteve ausente até o início deste ano

A equipe diz que o Whatsapp é importante mas como sabemos deve ter a mesma importância que os perfis dela no Twitter e Facebook, só funcionam em época de eleição. 

A atitude é honrada mas deveria ser um canal de comunicação que os candidatos deveriam utilizar sempre, para ouvir e receber inclusive críticas dos seus eleitores. Mas infelizmente esta maturidade não existe no Brasil e nossos políticos, hipócritas como são, só usam estas ferramentas quando é interessante, ou seja, para angariar votos. 

 

 

 

Documentário sobre racismo de um modo bem diferente, olho no olho

Se há uma coisa que eu não sou a favor é a idéia de que somos todos iguais. Não, não somos. Aliás, é das diferenças que se a faz a riqueza humana. 

Mas isto não é ligado a raças, espécies ou seja lá o que você queira definir como divisão do ser humano. Eu divido o ser humano pela sua individualidade. Eu não sou e nunca vou ser igual a nenhuma pessoa, como você também nunca será igual a outra. 

E eu valorizo esta diferenciação como indivíduo, porque ela é a prova viva de que você tem personalidade. 

O grande problema é a segregação irracional ligada a raças, ideologias e outras coisas mais. Nesta a pessoa abre mão do seu individual para adotar uma ideologia que alguém inventou e como a famosa idéia de time, segue aquilo cegamente sem analisar. 

O trabalho da Mo Asumang é bem interessante. Filha de mãe alemã e pai Galês ela descontente com a onda de racismos e discriminação ( irracional ) de alguns países ela foi conversar cara a cara com alguns Neonazistas e outros grupos para ouvir as suas idéias. Percorreu as ruas da Alemanha com uma câmera e questionou muitos deles sobre o que eles tem de planos para os negros e porque eles são contrários a sua raça. 

O resultado foi fantástico e dá para  ver a irracionalidade da galera nos argumentos e, que, no fim, nunca pensaram realmente na lógica daquilo que defendem. 

 

Como instalar o exFAT-utils no Fedora 20/19/18/17, no Mageia 4 e no Arch Linux

Estes dias precisei de fazer umas operações em volumes exFAT ( no meu celular, pois há um bug no kitkat na leitura de cartões no formato FAT ) e notei que meu sistema operacional não montava nem ao menos formatava neste tipo de sistema de arquivos. 

Procurando pela internet acabei chegando a um tutorial que fala como instalar este tipo de volume em 3 sistemas operacionais ( Fedora, Mageia e o maravilhoso Arch Linux ). 

Portanto, segue abaixo como fazer esta instalação nestes sistemas operacionais : 

 

No Fedora 20 (ttestado no Fedora Rawhide):

$ wget -c download1.rpmfusion.org/free/fedora/rpmfusion-free-release-20.noarch.rpm
$ sudo rpm -i rpmfusion-free-release-20.noarch.rpm
$ sudo yum update
$ sudo yum install exfat-utils fuse-exfat

Instalando no  Fedora 19:

$ wget -c download1.rpmfusion.org/free/fedora/rpmfusion-free-release-19.noarch.rpm
$ sudo rpm -i rpmfusion-free-release-19.noarch.rpm
$ sudo yum update
$ sudo yum install exfat-utils fuse-exfat

Instalando no Fedora 18:

$ wget -c download1.rpmfusion.org/free/fedora/rpmfusion-free-release-18.noarch.rpm
$ sudo rpm -i rpmfusion-free-release-18.noarch.rpm
$ sudo yum update
$ sudo yum install exfat-utils fuse-exfat

Instalando no  Fedora 17:

$ wget -c download1.rpmfusion.org/free/fedora/rpmfusion-free-release-17.noarch.rpm
$ sudo rpm -i rpmfusion-free-release-18.noarch.rpm
$ sudo yum update
$ sudo yum install exfat-utils fuse-exfat

Como instalar o  exFAT-utils no Arch Linux:

A instalação do exFAT-utils no Arch Linux é bem fácil, e tudo que você precisa fazer é:  

$ sudo sh -c 'echo -e "[community]\nInclude = /etc/pacman.d/mirrorlist" >> /etc/pacman.conf'
$ sudo pacman -Syu
$ sudo pacman -Sy exfat-utils

Como instalar o  exFAT-utils no Mageia:

As instruções aqui foram testadas no Mageia 4 (  Mageia Cauldron):

$ sudo urpmi.update -a
$ sudo urpmi exfat-utils

E pronto, você já tem suporte exFAT no seu sistema operacional Linux :-) 

E o Google irá proibir sites de conteúdo sexualmente explícito no seu Adwords

Finalmente o Google está sendo coerente já que há algumas disparidades nos programas dele. Enquanto no Adsense ( se todos notaram eu aboli o Adsense aqui no blog por causa de algumas punições bizarras ) ele te pune porque seu site às vezes cita a palavra sexo ou tem uma foto considerada sensual, é punido e removido do programa, ele mesmo vira e mexe mostra fotos de garotas em poses sensuais no Adwords. 

Google ADS

Ou seja, torna-se complicado ser punido por algo que a empresa sempre fez. E agora ela já deu um aviso. Os sites pornográficos que desejarem anunciar no Google terão que encontrar outros locais para seus anúncios. A gigante anunciou que irá dar início a uma nova política que proibe a promoção de páginas com conteúdos sexualmente explícitos a partir de sua rede de publicidade, o famoso Adwords. 

A empresa não revelou o percentual de quantos sites sexualmente explícitos anunciam atualmente no Adwords.  E também não foram claros sobre o que motivou as mudanças ( talvez uma delas tenha sido o que eu citei no início do artigo ) mas ele diz que a empresa atualiza a política regularmente e anos tem diretrizes bem rígidas quando se trata de conteúdo sexualmente explícito. 

Como todos sabem boa parte da receita do Google vem do Adwords. OU seja, a receita , somente do Adsense são US$ 13.8 bilhões o que torna o programa a menina dos olhos da gigante. 

Em suma, pelo menos eles estão tentando ser um pouco coerentes, coisa que anterioremente, como eu citei exemplos, eles não eram. 

E vale lembrar que o Blogger, hoje, não permite mais também blogs de conteúdo erótico. 

kGraft foi proposto para ser incluído na branch Linux-Next do kernel do Linux

Parece que estamos caminhando para um modelo oficial de aplicar patches on line no kernel. E o Kgraft que é o modelo proposto pelos desenvolvedores do SuSE está sendo proposto para a branche linux-next, ou seja, o que será inserido nas próximas versões do kernel. Eles saem um pouco na frente dos outros desenvolvedores que ainda não tiveram esta coragem. 

Há duas grandes propostas de live patching do kernel. O pessoal da distribuição SuSE propõe o modelo do Kgraft e a Red Hat vem com seu Kpatch. Ambos tem coisas em comum mas são um pouco diferentes na metodologia. O que seria interessante e ainda não foi pensado pelos desenvolvedores é que eles poderiam se juntar e criar um método mais generalista que seria melhor aceito por todo o mercado, até porque para todos nós usuários isto seria ótimo. 

Novidades no Linux Kernel

Mas ao que parece eles não querem se juntar e Jiri Slaby da SuSE propôs na lista de discussão do kernel para todos os desenvolvedores requisitando que o kGraft seja adicionado a branch oficial do kernel. 

A proposta foi feita mas ao que parece já houve resistência, o que é muito comum na lista do kernel. Além disto alguns desenvolvedores não gostaram da gestão kthread que está sendo utilizada nos patches do kGraft. 

Ou seja, agora é acompanhar como a coisa vai andar. Se os desenvolvedores das duas soluções vão resolver se juntar para criar uma solução comum ou, no fim, qual delas será a escolhida para ser a solução oficial do Linux como um todo. 

Aguardem mais novidades por aqui porque eu finalmente voltei a postar aqui no blog. Desculpem pela ausência nos últimos dias :-) 

Novidades no NetworkManager e Fedora 21 já está sendo congelado para mudanças

O Networkmanager 0.9.10 foi lançado foi lançado e tem umas coisas muito legais.

A primeira é que finalmente ele traz o utilitário desenvolvido em Curses ( nmtui ) , melhorias no nmcli , melhorias no suporte a dispositivos, Data Center Bridging ( em breve falo um pouco sobre o que é esta funcionalidade ) , e inúmeras outras melhorias.

Fedora Linux

Como sempre mais informações sobre o que veio de novo no NetworkManager é só dar um pulo na página oficial para ler sobre.

A outra novidade é que o Fedora 21 já está começando a tomar forma. Como todos sabem quando entramos em freeze ( ou seja, congelamento ) é porque já começamos a entrar na resolução de bugs, ou seja, a partir daqui não mais haverão inclusão de novidades na distribuição.

A data prevista para este congelamento é o dia 8 de julho e até ali todas as requisições de alteração do Fedora 21 já tem que estar aprovadas.

Quem quiser ficar mais a par de como está o planejamento do Fedora 21 é só dar um pulo nesta lista de discussão para ler as mensagens.

O lançamento está previsto para meados de outubro e felizmente, ele virá com diversas novidades, conforme eu já postei aqui diversas vezes.

Em suma, será uma grande distribuição laboratório mesmo para diversas funcionalidades que terão que ser portadas para o Red Hat 7, que já, por sinal, contém boa parte das funcionalidades do systemd testadas no Fedora nas suas últimas 5 versões.

Luciano Huck vira cafetão por um dia nas redes sociais

Ele pode não ser o único, mas, Luciano Huck da Globo sabe usar muito bem o efeito de escândalos para que seu nome sempre fique em voga nas revistas de fofoca e principalmente, grandes portais  brasileiros. Se é por planejamento ou por pura falta de noção, não sei, mas a estratégia que ele usa é bem interessante e leva muita gente a lembrar dele, mesmo não tendo o mínimo respeito pelo seu trabalho. 

Sua última foi ontem quando toda a internet começou a acusar o bom moço global de cafetão, pois ele lançou uma campanha para arrumar um namorado gringo para as moçoilas brasileiras. Tudo bem galera, não sejamos hipócritas. Sábado mesmo no shopping, aqui em BH, quando passeava com minha esposa e filha ouvimos de uma garota bem novinha isto , que estava doida para arrumar alguém para ficar, mas teria que ser gringo. Ou seja, desculpa ai, mas o nosso amigo Luciano Huck só cometeu o erro de realmente tornar público uma coisa que sabemos que está acontecendo todos os dias na rua, garotas sim, procurando gringos para tudo e muito mais. 

Luciano Huck e sua mensagem desastrada nas redes sociais

Mas o caso tomou repercussão porque em um Brasil totalmente cheio de pudores ( ou seja, famoso politicamente correto ) uma mensagem desta vinda de alguém famoso em boa coisa não ia dar. 

O Luciano Huck postou isto aqui  no Twitter : 

"Está no Rio? Solteira? Quer um príncipe encantado entre os 'gringos' que estão na cidade. Mande fotos e o porquê; namoradaparagringo@"



De cara muita gente já começou a chamar ele de cafetão, e ele acabou deletando a mensagem do Facebook deixando ela somente no Twitter. 

O grande problema é que tal mensagem poderia ter ficado só nisto mas já viu os ativistas de internet né ? Agora já querem colocar o Ministério Público na jogada pois estão dando a entender ( e realmente, dá a entender mesmo ) que o bom moço da Globo está promovendo turismo sexual. 

Eu acredito que não vá dar em nada. Até porque com bons advogados o bom moço sai numa boa da história. Mas este é mais um dos casos que temos que lembrar sempre quando usamos a internet. Ela é cruel e tem uma memória fora do comum. 

Assim, se vai postar algo, seja você famoso ou um simples pé rapado como todos nós ... é bom analisar muito os efeitos que ela pode causar em quem está lendo. Ou seja, sempre se coloque no lugar de leitor ao escrever algo na internet. 

Revista.BR - ótima leitura gratuita do CGI.BR com IPv6, Snowden e mais coisas

O Comitê Gestor de Internet do Brasil ( CGi.Br ) lançou uma revista bem interessante ( Revista.br ) estes dias que pode ser baixada via pdf e lida sem custo nenhum. 

As matéria são bem legais mas ... sempre é bom ler  com um pé atrás pois o CGI tem uma forte relação com o governo e muitas das matérias podem não ir especificamente no ponto. Inclusive, há uma entrevista com o Ministro Paulo Renato que chega a ser risível. Ele fala, fala, fala contra o monitoramento governamental em cima do cidadão por nações como os EUA mas em nenhum momento fala sobre o monitoramento que o governo brasileiro tem sobre todos nós. 

Revista do CGI.BR

Ou seja, dá aquela famosa ilusão que há privacidade em território nacional, coisa que qualquer pessoa com mais de meio neurônio sabe que é balela né ? Mas o restante da revista é muito interessante pois cobre discussões sobre o IPv6 que teima em não estar ainda aqui no Brasil, uma matéria muito legal sobre Deep Web , como criar senhas fáceis de lembrar e difíceis de descobrir, Wearable Computing ( ou seja, a nova realidade da computação que é a computação que você irá vestir ) e outras coisas mais. 

Vale a pena mesmo dar uma lida, mas sempre com uma grande visão crítica, pois hoje ninguém é neutro ( e isto me inclui  )  :-) 

Blog: 

Notepad++ 6.6.6 disponível para Download

O Notepad++ é uma das ferramentas mais conhecidas de todos os administradores de sistemas e também, programadores no mundo inteiro. O Windows é um sistema operacional carente de editores de texto puro eficientes como os que temos no mundo Unix, como o EMACS e o próprio VIM. 

Notepad++

Ele é um programa bom ( se você é do mundo Windows e não o conhece, está perdendo garantidamente muito mesmo ) e o ponto mais legal dele é suportar a sintaxe de diversas linguagens de programação.

Tem uma interface totalmente customizável e as linguagens de programação que o programa suporta são várias: C, C++, Java, C#, XML, HTML, PHP, JavaScript, makefile, ASCII art, doxygen, ASP, VB/VBScript, Unix Shell Script, BAT, SQL, Objective-C, CSS, Pascal, Perl, Python, Lua, Tcl, Assembly, Ruby, Lisp, Scheme, Smalltalk, PostScript e VHDL. O bom é que além de suportar esta vasta gama de linguagens você pode definir suas próprias linguagens utilizando uma funcionalidade interna dele, onde você define a sua própria linguagem de programação.

Notepad++ em ação

Como é um programa voltado para quem quer sintaxe na sua escrita em texto puro ( normalmente nós que programamos ) ele suporta o autocomplemento, busca e substituição utilizando expressões regulares, divisão de tela ( que é sempre uma mão na roda em uma IDE ou simples editor de texto ), zoom, favoritos, etc. Tem suporte para macros e plugins ( o que torna o programa muito extensível.

Mas a curiosidade desta vez ( e garanto que foi uma grande brincadeira dos desenvolvedores ) é que ele está na sua versão 6.6.6 . Garanto que só este número levará diversas pessoas a não baixá-lo ( muita gente vai ligar a versão ao Capiroto, mas garanto, ele não é membro do projeto ) , mas ... eu garanto que vale a pena, pois há muitas resoluções de bugs e melhoras de funcionalidades como sempre.

Ele suporta autocomplemento, busca e substituição de expressões regulares, divisão de tela, zoom, favoritos, etc. Tem suporte para macros e plugins. Um plugin de usuário chamado TextFX, que provê opções de transformação de textos, é incluído por padrão.

O site do programa é este aqui e caso você esteja no Linux e queira testá-lo é só baixar o instalador e instalar utilizando o Wine,

Blog: 

Ext2Fsd: suporte ao EXT3/EXT4 no Windows 8

O Ext2fd agora já está atualizado pra o Windows 8 com diversas novas funcionalidades. Para quem não conhece o projeto Ext2fd é um driver que permite que o Windows enxergue partições que estejam formatadas no sistema de arquivos nativo do Linux.

Esta atualização foi a primeira lançada desde 2011 ( ext2fsd 0.52 ) e vem com diversas funcionalidades como apoio ao Windows 8 ( como já citado ), suporte a escrita, diversas resoluções de bugs e suporta o ext3/ext4 dentro do ambiente Windows. Ainda faltam algumas características como suporte a LVM ( neguinho já está indo longe né ? ) , suporte a journaling, melhora de performance, etc .

Para quem quiser saber mais sobre o driver visite o site oficial em Ext2fsd.com.

Páginas